E eis que novamente a tal da bola aérea nos incomodaria... Pois é, aconteceu mais uma vez o que estamos temendo a tempo, a bola alçada em nossa área. É impressionante, a ponto de chegar a ser ridículo, tamanha afobação para tirar uma bola que vem do alto.
Tanto Jonatas, que até agora não aprendeu a sair numa bola, quanto Rafael Pereira e principalmente Bruno Salvador, ficam totalmente perdidos quando a bola viaja nosso território. É chutão pra frente e o pavor começa, como aconteceu no primeiro gol deles, após um cruzamento meio que desajeitado que encontrou Jandson (ex-juventude) antecipando com enorme facilidade e marcando o empate. Não sei até quando vamos conseguir viver com esse "trauma", algo precisa ser mudado urgentemente. Talvez o método como estão sendo treinados diariamente ou mesmo a deficiência de nossos zagueiros. O certo é que algo está errado... Quem se lembra do Jandson com a camisa Alviverde, sabe muito bem, que para ele estar incomodando tanto uma zaga assim nos 90 minutos, muita coisa deve ser mudada.
Bom, no início do jogo, até que começamos bem e poderíamos ter começado ainda melhor, se o arbítro Marcio Chagas não tivesse amarelado Belusso e dado o pênalti claro, logo a um minuto de partida. Mesmo com o penal não assinalado, podemos dizer que o Juventude conseguia controlar a partida. Não criava chances de gol, porém segurava um pouco a bola. O gol só veio no final da primeira etapa, na batida perfeita de Athos.
Na volta do segundo tempo foi que o bixo literalmente pegou. Os inúmeros erros bobos, com tentativas de passes atravessando toda nossa área defensiva, lançamentos sempre interceptados e a falta de ousadia, foram de extrema importância para sairmos derrotados de Lajeado.
Aliás, gostaria de falar um pouco do esquema que começamos a partida. No papel tínhamos, Nem um pouco mais recuado, Jardel de um lado e Maringá de outro, com Athos na meia direita e Alan mais aberto na esquerda. E aí eu pergunto, o que fazia Jonatas Belusso como um pivô, plantado dentro da área? Será que um cara como o Barroso, não consegue ver, que com esse esquemea, por mais que seja ruim o centroavante, deve-se jogar com o mesmo. Para quem conhece o estilo de jogo do Belusso, sabe muito bem que ele não é cara para ficar plantado numa posição esperando a bola chegar, e sim de se infiltrar em meio aos zagueiros de um lado para outro...
São detalhes e mais detalhes que mostram o porquê de tantos erros ao longo desses últimos anos. Não quero nem de perto culpar o Barroso por qualquer coisa que tenha acontecido, mas á direção tem que entender que não podemos mais arriscar, torço para fecharmos logo com alguém que tenha uma certa experiência no futebol, gostaria de ver muito o Andrade no Jaconi, acredito que dos nomes citados, ele é o que mais conhece de futebol.
Bom, pelo menos posso dizer algo que me parece bom nesta segunda-feira. Trata-se da contratação de Léo Fortunato, aquele mesmo de Cruzeiro e Vitória (seu último clube). Assim como me agradou o nome de Elder Granja, me agrada mais ainda o de Léo Fortunato - que completa 29 anos essa semana -, pois estamos falando de um zagueiro experiente, que até o ano passado vinha em um grande clube e aposto muito minhas fichas em um cara como ele, principalmente nesse momento que enfrentamos, talvez possa ser quem venha para diminuir ou acabar com esse transtorno da bola aérea.
Infelizmente o Gaúchão parece ter ficado longe após essa última derrota, ainda enfrentaremos Inter no Beira-rio, São Luiz no 18 de outubro e São José no Passo D'Areia, contra apenas dois jogos no Jaconi. Penso, que o bom mesmo é começarmos a projetar o time para a Séire D e buscar o quanto antes esse novo comandante para começar seu trabalho a tempo da Série D. Estamos correndo contra o tempo, temos que buscar soluções imediatamente, sei que a BMG quer sim ajudar o Juventude e se eles tiverem mesmo que comandar as contratações e dispensas a serem feitas, que sejam executadas a curto prazo - como a contratação de Fortunato...
AVANTI PAPO!
Gauchao ja se foi, mesmo se conseguimos classifica nao seremos campeao do segundo turno, ainda mais com a impossibilidade de novos reforços. temos que pensa mesmo na serie D, chega de conversinha de presidente e dirigentes, queremos resultado!
ResponderExcluir